
Excelência em Cirurgia Plástica
Abdominoplastia
O procedimento de abdominoplastia pode ser feito isoladamente, mas geralmente é associado à lipoaspiração, para obter melhores resultados e um melhor contorno corporal.
A técnica não deve ser considerada como tratamento de obesidade, ou para excluir dietas e exercícios físicos. A abdominoplastia não é recomendada nos casos em que sejam previstos gestações futuras.
A maioria das cirurgias para correção do abdômen costuma durar uma média de 2 a 5 horas. Para iniciar a cirurgia a área tratada deve ser limpa e as linhas de incisão devem ser desenhadas. Para procedimentos complexos, que envolvem remoção de grandes quantidades de tecido, ou a associação de outros procedimentos, usa-se anestesia geral.
Quando se trata de um procedimento mais simples, será necessário apenas uma anestesia local e sedação, que auxiliam no conforto e relaxamento do paciente.
Indicação
A abdominoplastia é uma cirurgia plástica abdominal para retirada do excesso de pele na região. Ela pode ser realizada em homens e mulheres que desejam corrigir diferentes condições, como:
flacidez: pessoas com excesso de flacidez no abdômen e que não conseguem eliminá-la com métodos como dietas, exercícios físicos ou outros procedimentos estéticos;
estrias: o excesso de estrias na região do abdômen também pode ser eliminado com o procedimento caso esteja associado com a flacidez;
diástase: consiste na separação entre os músculos reto-abdominais.
fraqueza na musculatura: pacientes com fraqueza dos músculos na região abdominal também podem submeter-se à cirurgia para promover a estabilização da parede abdominal.
Pré-operatório
Nos dias anteriores à cirurgia devem ser realizados todos os exames laboratoriais prescritos pelo médico, deve ser suspenso o uso de medicamentos anticoagulantes, como o ácido acetilsalicílico, e cigarro e bebidas alcoólicas, evitados. Sobre o uso de remédios, é fundamental informar ao médico, todos os medicamentos que estão sendo utilizados e qual o período de uso de cada um.
Deve ser realizado jejum absoluto de sólidos e líquidos nas oito horas que antecedem o procedimento. Em caso de gripe ou mal estar, o médico deve ser avisado.
Pós-operatório
A recuperação da abdominoplastia demora em média 2 meses, e requer do paciente alguns cuidados, principalmente com a postura, sendo recomendado não fazer esforços durante esse período e usar uma faixa abdominal.
Podem surgir dores no abdômen e hematomas principalmente nas primeiras 48 horas, isso é considerado comum após a cirurgia e passa em algumas semanas, em alguns pacientes é preciso deixar o dreno para evitar acumular líquidos no abdômen. Tendo sempre o acompanhamento médico.